sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Consumo de Energia Elétrica bate recorde

O consumo de energia elétrica no Brasil bateu recorde com o registro de 66.777 megawatts (MW), segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Esse consumo equivale a um aparelho de ar condicionado ligado em cada lar no país inteiro.

De acordo com especialistas, o alto consumo é fruto do crescimento dos segmentos comercial e, principalmente, residencial, que vem apelando para os aparelhos de ar-condicionado para enfrentar as altas temperaturas no País. Lembremos que uma das medidas para a saída da crise no final de 2008 foi o apoio às fábricas de eletrodomésticos da linha branca.


Mesmo com a demanda em alta, a usina de Itaipu continua operando abaixo dos 10 mil MW. Essa estratégia foi adotada pelo ONS após o apagão do dia 10 de novembro, que atingiu 18 Estados.

Diminuir a geração de energia elétrica em Itaipu significa que outras usinas menos baratas estão gerando esta energia. Isso quer dizer que, na próxima revisão de tarifas da Aneel, a conta de luz vai aumentar um pouquinho, mas... só um pouquinho !

Do ponto de vista estratégico do fornecimento de energia elétrica, essa é a mais correta atitude antiapagão ! Já deveria ter sido tomada há mais tempo, a pulverização da geração de energia elétrica só está em alta agora por conta do apagão. Uma lição político-econômica que só se aprende na prática.

Que continue assim !!! Temos ótimas usinas hidrelétricas no Brasil, como Ilha Solteira em São Paulo e Tucuruí no Pará e os reservatórios de quase todas estão com níveis confortáveis de água disponível para geração.

Um acidente como o que ocorreu no último dia 10 é único no mundo desde a época de Nicola Tesla e Thomas Edison. Energia elétrica é fornecida aos consumidores há 120 anos e nunca havia ocorrido nada igual na história da transmissão de energia elétrica a grandes distâncias.

Se isolar o fio 220 Volts do chuveiro em casa é difícil, imagine isolar 750 MIL Volts debaixo de uma chuva que em poucas horas caiu em quantidade prevista para o mês todo.

Um sistema para impedir blecautes é antieconômico, afirma ONS. Para o órgão, governo precisaria gastar R$ 600 milhões por mês para manter usinas térmicas auxiliares a Itaipu. Não há porque onerar ainda mais a população com o custo da redundância do sistema elétrico. Manter de prontidão usinas que queimam combustíveis fósseis (carvão e diesel) não é barato economicamente nem para o meio ambiente.


E você, que contribuiu para esse recorde, o que pensa disso ???

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

23/10/2009, sexta-feira, 8h

Palestra NR10 - Segurança com Eletricidade
na Rochácara p/ Técnicos de Segurança do Trabalho



- Quero agradecer ao Rodrigo pela excelente abordagem sobre a NR-10, esclarecendo as duvidas de muitos. - Rafael Rocha, Gerente, Rocha Assessoria, 23/10/2009

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

SIPAT Senai V.Leopoldina


Na quinta-feira 15/10/2009, das 16h as 17h, tive o prazer de proferir palestra para mais de 200 profissionais da área elétrica sobre os perigos da eletricidade presentes em seu dia-a-dia.
Gerou o seguinte comentário do organizador da SIPAT:
"Gostaria de agradecer a brilhante apresentação e aproveitar a oportunidade de lhe passar o resultado obtido pelos nossos alunos. Foi muito comentado após a apresentação e levantado muitos detalhes que ocorrem no dia a dia, não só na escola, mas na empresa onde eles atuam. Assim que surgir nova oportunidade, gostaria de ter o prazer de convida-lo. Muito obrigado e parabens!"

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

o HORÁRIO DE Verão

Tio Ben, ele mesmo, o Benjamin Franklin dos párarraios, aquele que empinou pipa na chuva, foi o primeiro homem a pensar que o uso prolongado da luz natural poderia trazer economia. É certo... gastaria menos velas se acordasse mais cedo e não precisasse trabalhar a noite !!!

E esse pensamento ocorrera cerca de 100 anos antes do Thomas (Edison) inventar a luz elétrica.

Nos tempos modernos, o horário de verão se fixou a partir da Segunda Guerra Mundial, lá pelos idos 1939. No Brasil, após diversas aplicações esporádicas, voltou a vigorar definitivamente a partir de 1985/86.

É claro que a economia de energia elétrica é importante. Nos últimos anos a economia por aqui tem sido de quase 5%, o que significa deixar apagadas 100 milhões de lâmpadas fluorescentes compactas comuns, dessas que usamos em casa !

Outros benefícios também podem ser sentidos, como a diminuição da criminalidade e mais lazer para a população, que pode aproveitar por mais tempo o fim da tarde.

Mas há quem diga que a real intenção do horário de verão é aumentar o lucro dos comerciantes, já que as pessoas têm mais tempo para gastar dinheiro.

E como o horário de verão afeta sua saúde ? Um estudo de pesquisadores suecos indica que o número de casos de ataque cardíaco aumenta na primeira semana após a mudança de horário. Em compensação, no término do horário de verão o número de infartos diminui.

Você, que acabou de ler este texto, também se sente incomodado e fica fora de sintonia, como 46% dos brasileiros pesquisados ?

O que você acha do horário de verão ??

Fontes de pesquisa: Globo, Folha de São Paulo, Uol, Aneel, Ministério das Minas e Energia.

domingo, 20 de setembro de 2009

As instalações elétricas

Instalações elétricas devem ser projetadas e construídas para não oferecer riscos às pessoas que não têm conhecimento técnico para evitar os riscos da eletricidade.

É fundamental que a própria instalação elétrica proteja pessoas e bens contra choques elétricos e incêndio, e também contra problemas causados pelo desgaste natural de seus componentes.

Entre as características básicas que determinam a segurança de uma boa instalação podemos citar a carga elétrica instalada no imóvel, as influências que diminuem a capacidade da fiação e aumentam o risco de acidentes e a necessidade de manutenção.

Saber quais equipamentos se pretende ligar a uma instalação é o primeiro passo para garantir que uma instalação elétrica seja econômica, segura e ofereça conforto.

Um bom projeto elétrico considera a potência dos equipamentos, uma reserva para futuras ampliações, o local e o uso que será feito da instalação.
Qualquer construção, reforma ou ampliação de instalações elétricas deve ser realizada com base em projeto específico. Este projeto deve obedecer normas técnicas que garantem o funcionamento adequado das instalações e de seus componentes.

sábado, 5 de setembro de 2009

Quem é o choque elétrico



Qualquer atividade biológica é originada por impulsos elétricos que percorrem nosso corpo pelo sistema nervoso.

O choque elétrico é o resultado da passagem de uma corrente elétrica externa através do nosso corpo.Correntes elétricas circulam pelo nosso corpo porque temos uma resistência elétrica, como o chuveiro, ferro de passar, lâmpada ou televisão.

A causa de um choque elétrico pode vir da eletricidade estática, como a que percebemos ao passar um pente no cabelo seco; da tomada elétrica da nossa casa ou ainda, ser causado por descargas atmosféricas (raios).

O choque elétrico pode provocar apenas uma sensação de desconforto ou pode até mesmo alterar funções vitais que, dependendo da duração e intensidade do choque, pode levar à morte por queimaduras ou parada cardíaca e respiratória.

A eletricidade é uma forma de energia bastante prática e, quando bem utilizada, é segura e proporciona conforto ao ser humano.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Vida de eletricista



Vida de eletricista não é fácil.

As pessoas acendem lâmpadas, assistem futebol, tomam banho quente... e ninguém quer saber de onde vem essa energia toda.

Enquanto isso os eletricistas estão trabalhando, dia e noite, para garantir a novelinha de todo dia !

E quando falta luz, sempre somos os culpados!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Quem tem medo de choque elétrico ?

Para inaugurar meu blog, vou instigar você a colocar a mão na consciência!

Você sabe que tem um choque elétrico ou curto-circuito te cercando ?

Algumas perguntinhas básicas te ajudarão a encontrar a resposta:

- Sua casa tem mais de 10 anos ?
- Já foi feita alguma reforma elétrica ?
- É comum disjuntores desligarem ? Opa... sua casa tem fusíveis ?
- Quando você liga um aparelho a luz pisca ou fica mais fraca ?
- Você precisa desligar um aparelho para poder ligar outro ?
- Você usa "benjamins" ou extensões com frequência ?
- Todas as tomadas têm fio terra ? O chuveiro tem ?
- Lâmpadas queimam muito?

E então ? Tem algo a dizer ?