Tio Ben, ele mesmo, o Benjamin Franklin dos párarraios, aquele que empinou pipa na chuva, foi o primeiro homem a pensar que o uso prolongado da luz natural poderia trazer economia. É certo... gastaria menos velas se acordasse mais cedo e não precisasse trabalhar a noite !!!
E esse pensamento ocorrera cerca de 100 anos antes do Thomas (Edison) inventar a luz elétrica.
Nos tempos modernos, o horário de verão se fixou a partir da Segunda Guerra Mundial, lá pelos idos 1939. No Brasil, após diversas aplicações esporádicas, voltou a vigorar definitivamente a partir de 1985/86.
É claro que a economia de energia elétrica é importante. Nos últimos anos a economia por aqui tem sido de quase 5%, o que significa deixar apagadas 100 milhões de lâmpadas fluorescentes compactas comuns, dessas que usamos em casa !
Outros benefícios também podem ser sentidos, como a diminuição da criminalidade e mais lazer para a população, que pode aproveitar por mais tempo o fim da tarde.
Mas há quem diga que a real intenção do horário de verão é aumentar o lucro dos comerciantes, já que as pessoas têm mais tempo para gastar dinheiro.
E como o horário de verão afeta sua saúde ? Um estudo de pesquisadores suecos indica que o número de casos de ataque cardíaco aumenta na primeira semana após a mudança de horário. Em compensação, no término do horário de verão o número de infartos diminui.
Você, que acabou de ler este texto, também se sente incomodado e fica fora de sintonia, como 46% dos brasileiros pesquisados ?
O que você acha do horário de verão ??
Fontes de pesquisa: Globo, Folha de São Paulo, Uol, Aneel, Ministério das Minas e Energia.